sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pílula anticoncepcional: existe uma ideal para você!

Oi meninas!
O que vou falar hoje interessa muito à todas nós mulheres: é sobre a pílula anticoncepcional e a maravilha de poder escolher qual usar e como poder desfrutar dos benefícios que ela tem a nos oferecer.


Sabemos que quando foi criada,  a dose hormonal  da pílula era muito maior do que é hoje, e isso trazia vários problemas para algumas mulheres:

-Enjôos
-Aumento de peso
-Manchas na pele
-Dores de cabeça

Mas, depois de 50 anos da criação da Anovlar (primeiro anticoncepcional oral fabricado pela Bayer Schering Pharma),  as dosagens e os efeitos colaterais diminuiram e o melhor é que ela continua cumprindo o seu papel de sempre e muito mais: evitar a gravidez, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Muitas usam esse medicamento porque, muito além do seu principal objetivo, ela contribui no tratamento da acne, controle da produção de hormônios pelo organismo, prevenção da endometriose, regulação da menstruação e  fluxo intenso, diminuir a tensão pré-menstrual, controlar a oleosidade da pele e cabelos, tratar a síndrome dos ovários policísticos. Enfim, são incontáveis os seus benefícios. Porém,  mesmo com a evolução da pílula e a diminuição da quantidade de hormônios durante esses 50 anos, algumas mulheres ainda sentem desconforto e efeitos colaterais devido ao uso desse medicamento. O que muitas ainda não sabem é que, existe uma pílula adequada para cada organismo.  E foi na revista  WomensHealth que encontrei uma matéria que mostra de que forma cada uma contribui para que o seu uso se torne algo proveitoso no combate e tratamento de vários distúrbios que acometem as mulheres. No meu caso, a pílula  ajuda a regular a oleosidade da pele e cabelos e diminui bastante os sintomas da TPM. Parei de usar Selene por um mês, apenas,  e percebi o quanto minha pele e meus cabelos ficaram oleosos. 
Abaixo, pílulas e seus *similares indicados para alguns problemas:

*Medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação terapêutica e qualidade do medicamento de referência.


-Para as que sofrem com dor de cabeça:




  • Cerazette
Similar: Kelly

  • Micronor
Similar: Norestin



-Se você possui glândulas sebáceas superativas, que deixam sua pele e cabelos oleosos:


  • Mirelle
Similar: Tantin, Minima, Adoless

  • Femiane
Similar: Allestra 20, Tamisa 20, Previane, Micropil 20

  • Elani ciclo e Yasmin

  • Diane 35 e Selene
Similar: Ciprane, Diclin, Tess


-Se você sofre com tensão pré-menstrual:


  • Yaz, Elani Ciclo e Yasmin


-Se você sofre com retenção de líquido:






  • Yaz, Elani Ciclo e Yasmin

-Se você sofre com varizes e vasinhos:


  • Cerazette, Kelly

  • Micronor


Similar: Norestin


É importante lembrar que o uso de qualquer medicamento sem consulta prévia à um profissional pode trazer riscos à saúde. Órgãos oficiais da saúde e do planejamento familiar recomendam o uso da pílula desde que a mulher não apresente nenhuma das disfunções abaixo. Caso você, ou algum familiar próximo, tenha um dos problemas citados, leve essa informação ao seu ginecologista:


  •  Trombose venosa profunda
  •  Diabetes com complicações microvasculares (neuropatia, retinopatia) ou presente há mais de 20 anos
  •  Enxaqueca com sinais neurológicos locais
  • Acidente vascular cardíaco, coronariopatia ou isquemia cardíaca
  •  Idade superior a 35 anos e hábito de fumar
  • Câncer de mama
  • Embolia pulmonar
  • Gastrite


Algumas informações deste post foram retiradas do site WomensHealth.



18 comentários:

  1. Estudo farmácia e até ha pouco tempo atras nem sabia que existia vários tipos de medicamentos com quantidade variada de pilulas =X
    Realmente, falta informações pra nos mulheres dos beneficios que as pesquisas em saude já nos proporciona... =D

    ResponderExcluir
  2. adoorei seu blog !

    siga meu blog e concorra a um sorteio
    http://www.coisa.demenina.zip.net

    ResponderExcluir
  3. CHEGARAM ONDE EU QUERIA!! ANTICONCEPCIONAL É IMPORTANTISSIMO PARA... OS HOMENS TB!! SIM!! NÃO AQUELA HISTÓRIA DE SE MISTURA-LO AO XAMPU... TEM Q TOMA-LO MSM INGERI-LO ORALMENTE!! COMO DITO NA MATERIA AI, MELHORA ACNE, OLEOSIDADE DA PELE... ALEM DISSO TB, O EXCESSO DE PÊLOS, E É CLARO A QUEDA DE CABELO!! GRAÇAS A PROGESTERONA E ESTROGENEO!! AGE SEMELHANTE A FINASTERIDA POR EXEMPLO. TOMEI A CARTELA DE 21 E VOU TOMAR OUTRA AGORA!! SANTO SELENE!! E O BOM É Q NAO É CARO!!

    ResponderExcluir
  4. Olá td bem!!! há um mês tomei ciprane. Só agora li toda a bula e está escrito esse medicamento não é usado como anticoncepcional..é mais ou menos isso q está escrito, me apavorei, se não é anticoncepcional pq é vendido como...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li hoje a minha bula de Ciprane e tbm fiquei preocupada que não fala nada de que ele é anticoncepcional

      Excluir
  5. achei super interessante as pessoas compartilharem o que acham uso alestra 20, e simplesmente adorei.

    ResponderExcluir
  6. eu comecei a usar tess e está sendo óttimo

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu usava o Ciclo 21, mas comecei à mentruar no meio da cartela, então o médico me receitou o Tees, pois disse que é bem parecido com o Ciclo 21, só que tem mais hormônio, portanto, não causará nenhum efeito colateral (enxaqueca, cólicas,ganho de peso), eu engordei só um pouquinho, mas achei ótimo, estava mesmo precisando!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Flávia...

    Eu tenho problemas de pele oleosa...
    O médico ginecologista me receitou o Diane 35 e durante muito tempo eu o tomei, mas meu organismo se acostumou com ele e comecei a menstruar de 15 em 15 dias, então consultei de novo e o ginecologista me receitou o Selene, novamente o tomei durante uns 2 a 3 anos e aconteceu o mesmo com ele... Dei uma pausa de 4 meses com o anticoncepcional, mas agora que retornei com o uso do mesmo, sinto que minha libido caiu muito, será que existe problema de eu trocar o Selene por um outro similar, sendo que são de mesma composição?

    ResponderExcluir
  9. olá gente eu uso há 7 meses o previane, pra mim ta sendo ótimo, minha mestruação foi regulada, melhorou minha acne, e não engordei nada e ainda por cima não tive mais inflamação... não sinto nenhum efeito colateral nada nada... to adorando...

    ResponderExcluir
  10. Ola..usava o selene ha um tempinho,mas percebi q ganhei peso entao troquei pelo elani ciclo,mas ainda nao sei qual vai ser as reacoes..

    ResponderExcluir
  11. Ola uso a femiane a uns dois anos nunca me saio acnes nem engordei nada. Mais tenho uma duvidA tenho 17 anos e tomo deus dos meus 15 anos sera que ja esta fraca para meu organismo posso fica gravida mesmo tomando?

    ResponderExcluir
  12. Olá.. Tenho 17 anos comecei a tomar o Alestra 20 pela primeira vez á oito dias e gostaria de saber se faz efeito desde o primeiro dia que tomado ou não, pois me disseram que fazia, e dois dias atraz eu tive relação sexual com meu namorado sem camisanha mas fiquei na duvida agora se faz efeito ou não?

    ResponderExcluir
  13. Ola ..meu nome carolina e tenho 17 anos comecei a tomar selene nem foi para nao engravidar foi pra tratar minha pele que era olepsa e com acne e manchas e esta aprovado selene e otimo hoje estou com a pele muito limpa e tomo selene somente a sris meses

    ResponderExcluir
  14. Ola, comecei a tomar o selene pela primeira vez e tomei no primeiro dia da menstruação como recomendado, porem era num sabado, e tomei a pilula da cartela que marcada segunda-feira, e agora, tem algum problema? Oque faço?

    ResponderExcluir
  15. Oi o micropil20 é o mesmo q allestra 20

    ResponderExcluir
  16. Ola estava tomando micropil agora a medica me receitou ciclo21 estou com medo pq ha 5 anos tomando micropil 20 e mudar assim sendo que antes tomava ciclo 21 e engravidei

    ResponderExcluir

O que você achou disso?