sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pílula anticoncepcional: existe uma ideal para você!

Oi meninas!
O que vou falar hoje interessa muito à todas nós mulheres: é sobre a pílula anticoncepcional e a maravilha de poder escolher qual usar e como poder desfrutar dos benefícios que ela tem a nos oferecer.


Sabemos que quando foi criada,  a dose hormonal  da pílula era muito maior do que é hoje, e isso trazia vários problemas para algumas mulheres:

-Enjôos
-Aumento de peso
-Manchas na pele
-Dores de cabeça

Mas, depois de 50 anos da criação da Anovlar (primeiro anticoncepcional oral fabricado pela Bayer Schering Pharma),  as dosagens e os efeitos colaterais diminuiram e o melhor é que ela continua cumprindo o seu papel de sempre e muito mais: evitar a gravidez, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Muitas usam esse medicamento porque, muito além do seu principal objetivo, ela contribui no tratamento da acne, controle da produção de hormônios pelo organismo, prevenção da endometriose, regulação da menstruação e  fluxo intenso, diminuir a tensão pré-menstrual, controlar a oleosidade da pele e cabelos, tratar a síndrome dos ovários policísticos. Enfim, são incontáveis os seus benefícios. Porém,  mesmo com a evolução da pílula e a diminuição da quantidade de hormônios durante esses 50 anos, algumas mulheres ainda sentem desconforto e efeitos colaterais devido ao uso desse medicamento. O que muitas ainda não sabem é que, existe uma pílula adequada para cada organismo.  E foi na revista  WomensHealth que encontrei uma matéria que mostra de que forma cada uma contribui para que o seu uso se torne algo proveitoso no combate e tratamento de vários distúrbios que acometem as mulheres. No meu caso, a pílula  ajuda a regular a oleosidade da pele e cabelos e diminui bastante os sintomas da TPM. Parei de usar Selene por um mês, apenas,  e percebi o quanto minha pele e meus cabelos ficaram oleosos. 
Abaixo, pílulas e seus *similares indicados para alguns problemas:

*Medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação terapêutica e qualidade do medicamento de referência.


-Para as que sofrem com dor de cabeça:




  • Cerazette
Similar: Kelly

  • Micronor
Similar: Norestin



-Se você possui glândulas sebáceas superativas, que deixam sua pele e cabelos oleosos:


  • Mirelle
Similar: Tantin, Minima, Adoless

  • Femiane
Similar: Allestra 20, Tamisa 20, Previane, Micropil 20

  • Elani ciclo e Yasmin

  • Diane 35 e Selene
Similar: Ciprane, Diclin, Tess


-Se você sofre com tensão pré-menstrual:


  • Yaz, Elani Ciclo e Yasmin


-Se você sofre com retenção de líquido:






  • Yaz, Elani Ciclo e Yasmin

-Se você sofre com varizes e vasinhos:


  • Cerazette, Kelly

  • Micronor


Similar: Norestin


É importante lembrar que o uso de qualquer medicamento sem consulta prévia à um profissional pode trazer riscos à saúde. Órgãos oficiais da saúde e do planejamento familiar recomendam o uso da pílula desde que a mulher não apresente nenhuma das disfunções abaixo. Caso você, ou algum familiar próximo, tenha um dos problemas citados, leve essa informação ao seu ginecologista:


  •  Trombose venosa profunda
  •  Diabetes com complicações microvasculares (neuropatia, retinopatia) ou presente há mais de 20 anos
  •  Enxaqueca com sinais neurológicos locais
  • Acidente vascular cardíaco, coronariopatia ou isquemia cardíaca
  •  Idade superior a 35 anos e hábito de fumar
  • Câncer de mama
  • Embolia pulmonar
  • Gastrite


Algumas informações deste post foram retiradas do site WomensHealth.



68 comentários:

  1. Estudo farmácia e até ha pouco tempo atras nem sabia que existia vários tipos de medicamentos com quantidade variada de pilulas =X
    Realmente, falta informações pra nos mulheres dos beneficios que as pesquisas em saude já nos proporciona... =D

    ResponderExcluir
  2. CHEGARAM ONDE EU QUERIA!! ANTICONCEPCIONAL É IMPORTANTISSIMO PARA... OS HOMENS TB!! SIM!! NÃO AQUELA HISTÓRIA DE SE MISTURA-LO AO XAMPU... TEM Q TOMA-LO MSM INGERI-LO ORALMENTE!! COMO DITO NA MATERIA AI, MELHORA ACNE, OLEOSIDADE DA PELE... ALEM DISSO TB, O EXCESSO DE PÊLOS, E É CLARO A QUEDA DE CABELO!! GRAÇAS A PROGESTERONA E ESTROGENEO!! AGE SEMELHANTE A FINASTERIDA POR EXEMPLO. TOMEI A CARTELA DE 21 E VOU TOMAR OUTRA AGORA!! SANTO SELENE!! E O BOM É Q NAO É CARO!!

    ResponderExcluir
  3. Olá td bem!!! há um mês tomei ciprane. Só agora li toda a bula e está escrito esse medicamento não é usado como anticoncepcional..é mais ou menos isso q está escrito, me apavorei, se não é anticoncepcional pq é vendido como...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li hoje a minha bula de Ciprane e tbm fiquei preocupada que não fala nada de que ele é anticoncepcional

      Excluir
  4. achei super interessante as pessoas compartilharem o que acham uso alestra 20, e simplesmente adorei.

    ResponderExcluir
  5. eu comecei a usar tess e está sendo óttimo

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu usava o Ciclo 21, mas comecei à mentruar no meio da cartela, então o médico me receitou o Tees, pois disse que é bem parecido com o Ciclo 21, só que tem mais hormônio, portanto, não causará nenhum efeito colateral (enxaqueca, cólicas,ganho de peso), eu engordei só um pouquinho, mas achei ótimo, estava mesmo precisando!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Flávia...

    Eu tenho problemas de pele oleosa...
    O médico ginecologista me receitou o Diane 35 e durante muito tempo eu o tomei, mas meu organismo se acostumou com ele e comecei a menstruar de 15 em 15 dias, então consultei de novo e o ginecologista me receitou o Selene, novamente o tomei durante uns 2 a 3 anos e aconteceu o mesmo com ele... Dei uma pausa de 4 meses com o anticoncepcional, mas agora que retornei com o uso do mesmo, sinto que minha libido caiu muito, será que existe problema de eu trocar o Selene por um outro similar, sendo que são de mesma composição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheila, tbm faço uso do Diane 35. E percebo que tenho crises de dores estomacais sempre que o tomo. Fiz o teste de 2 meses sem tomar o medicamento, e nada de dor.
      Já fiz até exame de endoscopia p saber se tenho gastrite...e não deu nada. Vc sente algo parecido tomando ele?

      Excluir
    2. Nossa, aconteceu a mesma coisa comigo! Eu passei muito mal durante bastante tempo e os médicos não descobriram o que era, fiz endoscopia e não deu nada. Mas depois que parei de tomar a pílula a dor passou. Eu tomava Ciclo 21, agora não quero saber mais nada de pílula.

      Excluir
  8. olá gente eu uso há 7 meses o previane, pra mim ta sendo ótimo, minha mestruação foi regulada, melhorou minha acne, e não engordei nada e ainda por cima não tive mais inflamação... não sinto nenhum efeito colateral nada nada... to adorando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O previane e ótimo, uso ele a 4 anos, mas parece q meu organismo se acostumou com ele, estou tendo scapes constantes, nao engordei nada cm ele, nao me causou acne, simplesmente perfeito, mas vou ter q trocar =(

      Excluir
  9. Ola..usava o selene ha um tempinho,mas percebi q ganhei peso entao troquei pelo elani ciclo,mas ainda nao sei qual vai ser as reacoes..

    ResponderExcluir
  10. Ola uso a femiane a uns dois anos nunca me saio acnes nem engordei nada. Mais tenho uma duvidA tenho 17 anos e tomo deus dos meus 15 anos sera que ja esta fraca para meu organismo posso fica gravida mesmo tomando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tomar os comprimidos corretamente e sem falhas o medicamento não perderá o efeito. O uso do anticoncepcional tem menos de 1% de falha na prevenção da gravidez.

      Excluir
  11. Olá.. Tenho 17 anos comecei a tomar o Alestra 20 pela primeira vez á oito dias e gostaria de saber se faz efeito desde o primeiro dia que tomado ou não, pois me disseram que fazia, e dois dias atraz eu tive relação sexual com meu namorado sem camisanha mas fiquei na duvida agora se faz efeito ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O efeito do anti concepcional é a partir do 3 mês de uso.

      Excluir
  12. Ola ..meu nome carolina e tenho 17 anos comecei a tomar selene nem foi para nao engravidar foi pra tratar minha pele que era olepsa e com acne e manchas e esta aprovado selene e otimo hoje estou com a pele muito limpa e tomo selene somente a sris meses

    ResponderExcluir
  13. Ola, comecei a tomar o selene pela primeira vez e tomei no primeiro dia da menstruação como recomendado, porem era num sabado, e tomei a pilula da cartela que marcada segunda-feira, e agora, tem algum problema? Oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk oi. Não tem problema algum. Desde que vc não fique nenhum dia sem tomar. Os dias marcados na cartela são apenas para ajudar a não se esquecer se tomou naquele dia ou não. É só uma orientação. Só o q deve fazer é tomar esse do domingo que vc pulou qndo terminar a cartela. Vai dar no mesmo. Bjs

      Excluir
  14. Oi o micropil20 é o mesmo q allestra 20

    ResponderExcluir
  15. Ola estava tomando micropil agora a medica me receitou ciclo21 estou com medo pq ha 5 anos tomando micropil 20 e mudar assim sendo que antes tomava ciclo 21 e engravidei

    ResponderExcluir
  16. ola.. Tenho 19 anos e tomo o anticoncepcional diclin... Quero troca-lo pelo ciclo 21. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  17. Olá. faço uso do Diane 35. E percebo que tenho crises de dores estomacais sempre que o tomo. Fiz o teste de 2 meses sem tomar o medicamento, e nada de dor.
    Já fiz até exame de endoscopia p saber se tenho gastrite...e não deu nada. Alguem que toma o Diane. 35 sente algo parecido tomando ele?

    ResponderExcluir
  18. whats app pra mim e viado

    ResponderExcluir
  19. Parei de tomar o elani 21, e meu cabelo nao caí, despenca! Estou assustada, a dermatologista passou pantogar...devo tomar novamente!?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,tenho microcistos nos ovários,fui a medica ela me receitou o selene,meu rosto nao tinha espinha,com uso do selene percebi o aumento de espinhas,então suspendi,estou usando o Alestra 20.Estou gostando,gostaria de saber se o ALestra tambem age na redução de espinhas e no desaparecimento de pelos?Se não age ,teria alguma sugestao para essa redução.Estou muito angustiada.

    No aguardo de respostas.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Vi esse blog e achei interessante. Eu queria tirar uma duvida. Ha 4 meses eu estou tomando o DICLIN. No ultimo mês percebi uma imensa queda de cabelo, meu cabelo nao cai em pedacos, simplismente se solta da raiz. Queria saber se è por conta do DICLIN??

    ResponderExcluir
  22. Gente eu tomo o Yasmin a mais ou menos 1 ano, e nesse tempo tenho percebido que eu estou muito estressada e quero trocar de anticoncepcional.
    Eu estou pensando em Yaz ou Selene.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  23. Gente eu tomo o Yasmin a mais ou menos 1 ano, e nesse tempo tenho percebido que eu estou muito estressada e quero trocar de anticoncepcional.
    Eu estou pensando em Yaz ou Selene.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  24. Gente eu tomo o Yasmin a mais ou menos 1 ano, e nesse tempo tenho percebido que eu estou muito estressada e quero trocar de anticoncepcional.
    Eu estou pensando em Yaz ou Selene.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  25. Gente eu tomo o Yasmin a mais ou menos 1 ano, e nesse tempo tenho percebido que eu estou muito estressada e quero trocar de anticoncepcional.
    Eu estou pensando em Yaz ou Selene.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  26. Gente eu tomo o Yasmin a mais ou menos 1 ano, e nesse tempo tenho percebido que eu estou muito estressada e quero trocar de anticoncepcional.
    Eu estou pensando em Yaz ou Selene.
    Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  27. Meninas me ajudem, tenho 19 anos e estava tomando o stezza porem ele me deu muuita acne fiquei com o rosto peito e costas horriveis d tanta acne dai minha medica passou o cerazette e minha barriga esta ficando mto inchada estou pensando em mudar para o tantin pois minha amg toma e falou q n da acne e nem engorda oq vcs achaam?

    ResponderExcluir
  28. Dei uma pausa no meu anticoncepcional, e voltei a tomar, tomo o tantin, notei que com 10 dias de uso minha pele encheu de espinhas, e está muito irritada, será efeito dele? Ou ele ajuda controlar? Se alguém souber me responder, por favor? Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Dei uma pausa no meu anticoncepcional, e voltei a tomar, tomo o tantin, notei que com 10 dias de uso minha pele encheu de espinhas, e está muito irritada, será efeito dele? Ou ele ajuda controlar? Se alguém souber me responder, por favor? Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Comecei a tomar o previane por conta, já que o medico ignorante que consultei pelo Sus não sabia me informar a diferença de um para outro. Queria saber se a fórmula é semelhante ao yasmim, se é mais novo menos hormonios etc... e os efeitos colaterais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Olá boa noite. Comecei a tomar o préviane esse mês . Não quero menstruar no mês que vem. Como faço ? É só começar a nova cartela sem esperar os 7 dias de pausa ?

    ResponderExcluir
  32. Ola meninas... Alguem q tome tamisa 20 sabe me dizer se engorda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engordei muito com ele quando tomava. Hoje tomo diclin mas depois de tempos agora sinto dores de cabeça

      Excluir
    2. Tâmisa20 tem mesma composição allestra20 tomo allestra pra mim ótimo vai depender organismo

      Excluir
  33. Ola meninas... Alguem q tome tamisa 20 sabe me dizer se engorda???

    ResponderExcluir
  34. E quanto as injeções? Quais são as melhores para a pele e que não engordam? Estou querendo mudar de método contraceptivo por causa do problema da acne. Uma amiga me falou do Cyclofemina, aí achei este site com informações sobre a injeção Cyclofemina http://cyclofemina.com.br/. Queria saber mais sobre isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá! Tomo Femiane desde os 19 pra 20 anos, ou seja, a pelo menos uns 10 anos e nunca tive problemas! Não engordei nem 1 grama, minhas cólicas melhoraram muuuito! Ele não controla totalmente a TPM, mas ajuda bastante com certeza! A única reclamação é que não regula a oleosidade da minha pele e por isso continuo com acne, que piora no período menstrual!
    Gostaria de trocar para o Selene...mas estou com medo!
    Acho que o melhor mesmo a fazer é ir à ginecologista!
    Abraços à todas!

    ResponderExcluir
  36. Olá eu tomava o selene a um tempo e adorei, porém devido ao valor troquei pelo diclin que tem a mesma composição, mas está aparecendo umas bolinhas no meu rosto será que tem alguma coisa haver? Volto a tomar o selene?

    ResponderExcluir
  37. gente alguem me ajude... eu tomava o diclin mais passei a ter pequenos sangramentos no meio da cartela... uma amiga disse para eu tomar o elani ciclo que ela tomava a mais de 4 anos... mais tenho medo sera que ele e mais fraco? tenho medo de ser e engravidar.

    ResponderExcluir
  38. gente alguem me ajude... eu tomava o diclin mais passei a ter pequenos sangramentos no meio da cartela... uma amiga disse para eu tomar o elani ciclo que ela tomava a mais de 4 anos... mais tenho medo sera que ele e mais fraco? tenho medo de ser e engravidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal sangramento entre um periodo ou outro, agora se pessistir procure ginecologista, pode ser algum outro fator hormonal. quanto ao elani ciclo é excelente concepcional para quem tem problemas e dificuldades de adpatar com outros anticoncepcional como selene, diclin, elaine 35, pois trata de anticconcepcional excelente para pessoas que tem acne, seborreia, dores de cabeças, nauseas constantes e inchaço......sinceramente ate emagreci com ele......so preço que é salgado.

      Excluir
  39. Alguém que toma previane e sabe se ele da dor de cabeça ?
    E se ele é mais fraco em hormonios ?

    ResponderExcluir
  40. Alguém que toma previane e sabe se ele da dor de cabeça ?
    E se ele é mais fraco em hormonios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Tomo a 2 anos, não sinto dores de cabeça. Ele tem baixa dosagem hormonal.

      Excluir
    2. Ola
      Tomo a 2 anos, não sinto dores de cabeça. Ele tem baixa dosagem hormonal.

      Excluir
  41. Pessoal meu médico pediu para eu escolher entre o Yasmim e o Allestra 20, pois tomo Qlaira e estou passando muito mal. Qual vcs acham melhor? Lembrando que não quero engordar.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal meu médico pediu para eu escolher entre o Yasmim e o Allestra 20, pois tomo Qlaira e estou passando muito mal. Qual vcs acham melhor? Lembrando que não quero engordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não engordei com O allestra 20, mas me deu manchas marrons na testa horriveis.

      Excluir
  43. Alguém tem conhecimento de anticoncepcional mais indicado para mulheres com problemas de melasma? Alguma experiência positiva com alguma marca? Gratidão

    ResponderExcluir
  44. Alguem aki toma minima sabem me enforma se trata acne ou da mais acne e se emgorda muito ? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  45. Alguem aki toma minima sabem me enforma se trata acne ou da mais acne e se emgorda muito ? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  46. Oi pessoal, engordei muito tomando o Allestra 20. Minha ginecologista trocou para o iumi e deu muito certo, emagreci muito, mas claro que fiz reeducação alimentar também.

    ResponderExcluir
  47. Ola estou tomando o previane a uns 3 meses mas notei que esta me enchendo de acne...antes dele eu tomava o selene era otimo mas me causava enchaqueca por isso mudei mas estou querendo mudar de novo para tamisi 20..sera que é bom?

    ResponderExcluir
  48. Alguem deu manchas marrons no rosto usando ALLESTRA 20?

    ResponderExcluir
  49. Adoless causa melasma ?

    ResponderExcluir
  50. Ola tomo o micropil 21 estou na primeira cartela e ja tomei 10 comprimidos mais estou tendo muita anciã de vomito sabem me dizer se é normal ou se é melhor parar de tomar ele por que esta me fazendo mal?

    ResponderExcluir

O que você achou disso?